quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Quatro jornalistas adentram o mundo da prostituição na região central da metrópole



Durante mais de seis meses, quatro estudantes de jornalismo saíram da sala de aula para se aventurar pelas ruas do centro de São Paulo. Nesse período, frequentaram os mais obscuros estabelecimentos da região conhecida como Boca do Lixo, ou Quadrilátero do Pecado. Prédios totalmente ocupados por prostitutas - antigamente conhecidos como treme-treme; cinemas eróticos; sobrados nos quais atendem garotas de programa, conhecidos como "privês", onde uma rapidinha pode sair por quinze reais; boates e casas de striptease; e, por fim, o parque da Luz e a própria estação de trem, em que mulheres e até senhoras de idade oferecem quinze minutos de sexo por vinte reais.

Glamour e Boca do Lixo é uma imersão nesse lado da metrópole que nem todos conhecem, embora esteja ali, ao alcance fácil de qualquer um. Para onde levam aqueles adesivos dos orelhões em que mulheres oferecem seus serviços e resumem seus atributos em poucas palavras como - "Sheila gordinha anal gostoso tx $20" ?

O livro mostra onde e como funcionam as casas da luz vermelha do centro, além de contar instigantes histórias dos personagens que as compõem. Diana, que diz que é "puta mesmo", sem vergonha disso; Michele, que já viveu dias melhores em boates e hoje chora em quartos de hotel na Luz; Paula, que trabalha em um cinema pornô para pagar a faculdade. Ou até mesmo José, que está sempre no parque da Luz para fazer programas com uma mulher por quem se apaixonou; João, que, como office boy no centro, acabou conhecendo os prédios das prostitutas; e Fábio, que foi do Grande ABC até a luz para perder a virgindade com as moças da vida
.
Com essas histórias, o que seria um trabalho de conclusão de curso de faculdade se tornou livro e agora está nas livrarias, lançado pela editora Multifoco. São 163 páginas de uma interessante jornada pelo centro de São Paulo e que trazem também lembranças de um tempo em que a região, e até mesmo a prostituição por ali, eram vistos com mais glamour do que como boca do lixo.

O livro ainda conta com imagens da fotógrafa Lívia Ramirez que ajudam o leitor a se situar nas ruas do chamado Quadrilátero do Pecado.

Glamour e Boca do Lixo - noite de autógrafos
Sábado, dia 20 - a partir das 19h
Bar do Miranda - rua Augusta, 1071, São Paulo
Editora Multifoco - 163 páginas - com fotos em PB - R$30

5 comentários:

  1. É ótimo ver que um trabalho acadêmico sai das estantes da universidade para ganhar o público.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Já li :) mas não veio com autógrafo, seu bobo.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se esse livro encontra-se disponível nas livrarias. Pois já percorri várias e não encontrei. Uma pena, pois trabalho e moro aqui no centro e livros como esse desmistifica muitas lendas. Abraços.
    jonessenoj@pop.com.br

    ResponderExcluir
  4. Jones, a distribuição é feita pela editora, não sei se está fácil achar em livrarias. Mas há o link pra comprar online, não cobra frete nem nada - http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=271&idProduto=276

    abraço

    ResponderExcluir